Formação para a Vida

O Ensino Médio, etapa final da educação básica, tem o papel crucial de preparar os estudantes não apenas para o ingresso no ensino superior, mas também para os desafios e escolhas que enfrentarão ao longo de suas vidas.

Regidos pelas diretrizes estabelecidas pela BNCC, priorizamos em nossas práticas abordagens capazes de desenvolver as competências socioemocionais, o pensamento crítico, a ética e a autonomia dos jovens, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para uma participação ativa na sociedade e para o protagonismo das escolhas, nas diversas áreas da sua vida.

Quer Saber Mais?

Material Didático Inovador

No Ensino Médio, o uso de materiais didáticos inovadores alinha-se à necessidade de uma educação mais dinâmica e adaptada às demandas contemporâneas. Por isso, nesta fase do desenvolvimento os estudantes utilizam o material didático Geekie One de forma digital, através de Chromebooks individuais fornecidos pela escola, com acesso às ferramentas educacionais do Google, graças à parceria do Colégio Inter Ação com o Google For Education.

Estes recursos pedagógicos atendem à diversidade de estilos de aprendizagem e proporcionam uma abordagem mais personalizada, facilitando a compreensão e a aplicação de conceitos complexos, promovendo assim uma aprendizagem mais eficaz.

Novo Ensino Médio

A implementação do Novo Ensino Médio está alinhada à visão da BNCC de uma educação mais flexível e contextualizada. A reestruturação curricular proposta em nossa escola busca integrar áreas do conhecimento, diversificar as trajetórias de aprendizagem e ampliar as possibilidades de escolha dos estudantes.

Com essa abordagem visamos uma formação mais alinhada aos interesses e projetos de vida dos alunos, preparando-os para os desafios acadêmicos e profissionais, além de promover uma maior conexão entre a teoria e a prática.

Projeto de Vida

O desenvolvimento do Projeto de Vida no Ensino Médio é um elemento essencial para a formação dos estudantes nesta faixa etária. Nossas proposta é orientar os estudantes na construção de metas, planos e escolhas alinhadas aos seus interesses, habilidades e valores.

Esse enfoque promove uma educação mais personalizada e humanizada, por considerar as aspirações individuais dos alunos e contribuir para o desenvolvimento de uma visão crítica e realista sobre o futuro e a construção de uma identidade autônoma.

Preparação para o ENEM e os Vestibulares

A preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e vestibulares constitui um componente crucial no Ensino Médio, alinhado às diretrizes da BNCC.

Pensando nisso, proporcionamos aos estudantes uma formação que os prepare não apenas para o ingresso no ensino superior, mas também para os desafios das avaliações nacionais e processos seletivos. Ao incorporar estratégias de preparação específicas para o ENEM e vestibulares, proporcionamos aos alunos oportunidades para desenvolver, não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também habilidades de interpretação, análise crítica e resolução de problemas.

Acreditamos que essa abordagem contribui para uma formação mais abrangente, capacitando os estudantes não apenas para obterem sucesso em avaliações, mas também para enfrentarem os desafios intelectuais e acadêmicos que encontrarão ao longo de suas trajetórias educacionais e profissionais.

Práticas Tec-Maker

A integração da Cultura Maker no Ensino Médio reflete uma abordagem inovadora e alinhada aos princípios da BNCC, que destaca a importância de práticas pedagógicas que promovam a criatividade, o protagonismo dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades práticas.

Através das práticas Tec-Maker em nossa escola, estimulamos os alunos a criar, prototipar e solucionar problemas de maneira prática e colaborativa. No contexto do Ensino Médio, essa abordagem vai além da teoria, permitindo que os estudantes coloquem em prática conceitos aprendidos em disciplinas diversas.

Ao envolver os alunos em projetos maker, como construção de protótipos, programação e design, contribuímos para o desenvolvimento do pensamento crítico, da inovação e da capacidade de resolver desafios do mundo real, habilidades essenciais para a formação integral e para a preparação dos estudantes para as demandas contemporâneas.