Fundamental Anos Iniciais

Aprendizagem Ativa

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a aprendizagem ativa é essencial para engajar os alunos de forma participativa e significativa. Por isso, nossas abordagens pedagógicas buscam envolver os alunos em atividades práticas, discussões e projetos, criando um ambiente propício para a construção do conhecimento de maneira ativa e autônoma.

Desta forma, desenvolvem-se o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia dos estudantes, aspectos fundamentais para a sua formação integral.

Quer Saber Mais?

Material Didático Inovador

Para uma aprendizagem significativa, a utilização de materiais didáticos com linguagem e abordagens contextualizadas é de fundamental importância. O Colégio Inter Ação adota o Geekie One Sistema de Ensino, que alinha-se à nossa busca por práticas pedagógicas ativas e conectadas com o aluno contemporâneo.

Para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Geekie One oferece materiais didáticos impressos, recursos interativos, adaptativos e personalizados, permitindo que os professores atuem de forma humanizada e efetiva. Essa abordagem contribui para a diversificação das estratégias de ensino, favorecendo a aprendizagem e o desenvolvimento de competências previstas na BNCC.

Projetos Pedagógicos

A Pedagogia de Projetos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental proporciona uma abordagem interdisciplinar e contextualizada do conhecimento. Práticas que combinam diferentes áreas de conhecimento promovem a compreensão ampla e conectada do mundo, tornando a construção do conhecimento mais dinâmica e compatível com as vivências cotidianas das crianças.

Projetos pedagógicos envolvem os alunos em atividades desafiadoras, incentivando a pesquisa, a resolução de problemas e a cooperação, alinhadas aos princípios da BNCC para uma educação de qualidade.

Habilidades Socioemocionais

Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais é crucial para a formação integral dos alunos. Nesta faixa etária desenvolvemos ações focadas no enfrentamento de desafios, na promoção do bem-estar, na empatia, na colaboração e a autorregulação emocional, contribuindo para um ambiente escolar saudável, seguro, aberto ao diálogo e a escuta ativa.

Ensino Intensivo de Língua Inglesa

O ensino intensivo de língua inglesa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental visa não apenas proporcionar a aquisição de uma segunda língua, mas também promover a compreensão intercultural e a ampliação das perspectivas dos alunos. Para isso, adotamos abordagens que valorizam a diversidade linguística e cultural, de forma lúdica e leve.

O ensino de inglês desde cedo contribui para a formação de cidadãos globais, alinhando-se aos princípios da BNCC de uma educação voltada para a cidadania e a diversidade.

Práticas Tec-Maker

A introdução da Cultura Maker nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental promove uma abordagem inovadora e hands-on na aprendizagem.

Por meio de práticas que estimulam a criatividade, a resolução de problemas e o protagonismo dos alunos, as Práticas Tec-Maker oferecem oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades práticas, como o pensamento crítico e a colaboração, alinhando-se aos objetivos da BNCC de formação integral, preparando os estudante para os desafios do século XXI.