Fundamental Anos Finais

Autonomia e Diálogo

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a promoção da autonomia e do diálogo é crucial para o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos. Alinhados com a BNCC, promovemos práticas pedagógicas que incentivam a autonomia dos estudantes, permitindo que expressem suas ideias e opiniões com segurança e respeito.

O diálogo constante entre professores e alunos no ambiente escolar, favorece a construção de conhecimento de forma colaborativa, estimulando a reflexão e o pensamento crítico, elementos fundamentais para a construção de uma educação humanizada e de qualidade.

Quer Saber Mais?

Material Didático Inovador e Recursos Digitais Com Propósito Pedagógico

Alinhados às diretrizes da BNCC, que preconiza a necessidade de recursos pedagógicos diversificados, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, os alunos utilizam o material didático Geekie One de forma digital, através de Chromebooks individuais fornecidos pela escola. Os estudantes também têm acesso às ferramentas educacionais do Google, através da parceria do Colégio Inter Ação com o Google For Education.

Ferramentas inovadoras, como softwares educativos e plataformas interativas, enriquecem o processo de ensino, possibilitando abordagens mais dinâmicas e adaptativas.

Esse enfoque atende à diversidade de estilos de aprendizagem, promovendo um ambiente educativo mais envolvente e alinhado com as demandas contemporâneas, além de colaborar para o desenvolvimento gradual da autonomia e gestão pessoal dos alunos.

O acompanhamento dos responsáveis e da equipe pedagógica se dá por meio de uma plataforma que permite o controle e acompanhamento das produções e demandas escolares dos estudantes. Por meio de relatórios e notificações, é possível acompanhar a jornada do aluno e o seu desempenho escolar, possibilitando intervenções assertivas sempre que necessário.

Projetos Pedagógicos

A implementação de projetos pedagógicos nos Anos Finais do Ensino Fundamental contribui para uma aprendizagem mais significativa e integrada. Sob diferentes temáticas, os projetos propostos estimulam a interdisciplinaridade e a resolução de problemas, promovendo uma visão ampla e conectada do conhecimento.

Os Projetos Pedagógicos engajam os alunos em atividades desafiadoras, desenvolvendo habilidades como pesquisa, trabalho em equipe e pensamento crítico, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Habilidades Socioemocionais

O desenvolvimento de habilidades socioemocionais nos Anos Finais do Ensino Fundamental é fundamental para preparar os alunos para os desafios da vida adulta. Práticas que promovem a empatia, o autoconhecimento e a habilidade de lidar com conflitos são priorizadas, considerando esta fase do desenvolvimento dos jovens.

Entendemos que integrar essas habilidades ao currículo contribui para a formação de indivíduos mais equilibrados e capazes de enfrentar os desafios pessoais e sociais com resiliência e responsabilidade, promovendo impactos positivos em nossa sociedade.

Ensino Intensivo de Língua Inglesa

O ensino intensivo de língua inglesa nos Anos Finais do Ensino Fundamental está alinhado à visão global da BNCC, que reconhece a importância do domínio de línguas estrangeiras. Além de abrir portas para oportunidades futuras, o ensino de inglês contribui para a compreensão intercultural e para a formação de cidadãos capazes de participar ativamente em um mundo cada vez mais conectado e diversificado.

Nesta fase, os alunos participam ativamente do processo de aquisição da língua, permitindo ao professor elaborar propostas compatíveis aos interesses da turma, tornando a aprendizagem da língua mais significativa e abrangente.

Práticas Tec-Maker

A introdução da Cultura Maker nos Anos Finais do Ensino Fundamental promove uma abordagem prática e inovadora da aprendizagem.

Inserida em diversos contextos, as práticas propostas estimulam a criatividade, a resolução de problemas e o protagonismo dos alunos; criando oportunidades para que os estudantes desenvolvam habilidades práticas, como o pensamento crítico e a colaboração, alinhando-se aos objetivos da BNCC de formação integral e preparação para os desafios do século XXI.